quarta-feira, 14 de julho de 2010

A escola precisa ser encantanda...
Muitas vezes escrevi e comentei sobre isto, principalmente por me preocupar com o contexto do meu aluno, suas condições de aprendizagem, seu contexto social, suas carências, desde material até afetiva...
Procurei evidenciar uma aprendizagem que contemplasse o desenvolvimento do meu aluno em todos os sentidos cognitivos, afetivos e psicomotor.
Mas, confesso que o cansaço está quase me vencendo, meu raciocínio já não é o mesmo, meu esgotamento mental já extrapolou minha capacidade de concentração e de escrita.
O registro que devemos fazer como reescrita de algo já realizado, me faz pensar que a escola está retrocedendo a burocraticidade, muito papel, muita escrita, e a qualidade das produções perdem sentido, porque se escrevemos é para comprovar uma tarefa realizada...
Então, pergunto será que a avaliação de nossa caminhada até o momento também recebe o mesmo olhar que dispensamos à nossos alunos...
Lembro-me muito bem do dia em que prestei vestibular... da ansiedade, da alegria de pertencer ao quadro de acadêmicos da UFRGS... da ansiedade em ter que dominar a linguagem virtual e tecnológica exigida pelo curso...
Muita coisa aprendi, vivenciei e refleti sobre minhas práticas, minha pessoa, meu EU muitas mudanças aconteceram, pude compreender melhor, como deve funcionar uma Escola democratizada, e, como deve ser um ensino democrático...
Bem, porquê escrevo tudo isto.... Porque nunca, passou em meu pensamento que a culminância maior para um acadêmico, a graduação, como objetivo alcançado por esforço, capacidade, e, como forma de amenizar as ausências, e o tempo que deixamos de conviver com nossos familiares... A formatura...
Meu encantamento tem o mesmo valor dispensado pela UFRGS, às horas de sono dispensadas por mim na realização das tarefas... Será que minhas horas de sono e das minhas colegas valem menos que a graduação do Direito, das Engenharias, das Exatas, acredito que não, provavelmente, ninguém tenha, ficado esquecido, fora dos protocolos da UFRGS...
Na entrega dos pareceres de meus alunos ninguém ficou sem receber o seu, me desdobrei para realizar cada um deles e seguir com meu planejamento diário, fiquei sim com horas a menos de sono... Mas, cumpri com as minhas obrigações... Por, isto pergunto novamente. Quanto vale as minhas horas e de meus colegas de sono para a Ufgrs?.... Será que somos um número ou somos professoras que procuram fazer do seu dia de trabalho uma renovação na vida de seus alunos, no contexto de vida de cada um, na ressignificação das suas vivencias.

Nenhum comentário: