quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Reflexões Eixos I II III

Retrospectiva e reflexão do 1º semestre de Pedagogia UFRGS

Eixo I 2006/02

Revisitar meu blog http://cidabueno.blogspot.com/ e reler as postagens feitas é perceber o tanto da caminhada que foi per corrida e acredito com enorme sucesso, pois em minhas reflexões ficaram registro do grande impacto e ansiedade de ser uma acadêmica da UFRGS, isto da certo grau de status, mas, ao mesmo tempo também nos mostra a outra face do preconceito quanto ao curso ser a distancia.

Desfazer esta primeira impressão que, a maioria das pessoas possui contra cursos a distancia não foi fácil, mas a determinação o envolvimento, e a força de vontade, agregando teoria e prática vindo comprovar a seriedade e o comprometimento de todas nós do Pead e da preocupação do curso e dos professores em realmente proporcionar a qualificação da nossa atuação enquanto profissionais da educação.

Desde o primeiro momento escutamos que o nosso curso tinha um objetivo e um propósito, não de realizar leituras e responder perguntas, mas de realmente confrontar, refletir, argumentar e mostrar evidencias sobre o que estudávamos e pesquisávamos na elaboração do nosso conhecimento mais científico, saindo do senso comum do “achismo” e comprovando com embasamento teórico, o que acreditávamos ser o melhor para a educação, uma formação acadêmica baseada em Paulo Freire, Emilia Ferreira, Piaget entre outros nomes que fizeram e fazem a história da educação.

Neste semestre tivemos a oportunidade de através da interdisciplinaridade poder de imediato iniciar a “alfabetização” no uso das tecnologias na disciplina de TIC’s que nos deu um ótimo embasamento teórico e nos levou a praticar na criação do blog para o registro das nossas aprendizagens sobre as demais disciplinas do curso e do semestre, confesso que no inicio não foi fácil, e que hoje percebo o tanto que conquistei e aprendi com significado, na experimentação vivenciada em cada etapa, já domino quase tudo que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no auxilio da aprendizagem dos meus alunos e para meu crescimento profissional e pessoal, não me vejo mais trabalhar e estudar sem contar com o auxilio do computador e da internet como fonte de recurso e pesquisa.

Também vale lembrar que no Eixo I, tivemos outras disciplinas importantíssimas que nos mostram a história da educação e valor que cada uma das sociedades ao longo dos tempos atribuíram a ela.
Na disciplina da ESC – Escola, Cultura e Sociedade – abordagem sócia cultural e antropológica consegui ter outro entendimento principalmente após a leitura do texto O Manifesto Comunista: A história de toda sociedade passado é a história da luta de classes. As lutas de classes seriam o meio pelo qual a história progride, esta é também a nossa sociedade atual, enquanto existirem desigualdades haverá lutas de classe sociais, a sociedade precisa estar voltada para a função social principalmente para a educação como um bem cultural e repensar o imediatismo promovido pelo capitalismo.

Na disciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo aprendemos que a Escola é legitima e, portanto deve cumprir com suas regras e competências obedecer a Leis e possuir um currículo norteador no processo de aprendizagens, as leituras serviram-me na minha atuação e enquanto profissional atuante na escola ao participar das reuniões pedagógicas e poder discutir sobre as metodologias e objetivos propor melhorias a aprendizagem dos alunos, com conhecimento de causa e não mais ser ouvinte, mas ser participativa nas tomadas de decisões.

O terminar o primeiro eixo tive a certeza que o compromisso seria grande e o comprometimento também, hoje verifico que as releituras de muitos autores, discussões em grupos, seminários, acrescentaram novos saberes ou ao menos muitos dos pontos de vistas passaram pelo crivo da razão e do senso crítico.


Eixo II 2007/01

Conhecer o outro é algo importante seu contexto social, sua bagagem, suas vivencias faz com que possamos descobrir a melhorar maneira do sujeito poder ressiginificar sua trajetória sua vida. Naturalmente é desta forma que o professor deva enxergar seu aluno, como um sujeito capaz de construção e saberes diferentes daquele que a escola oferece e por isto mesmo, a escola deve ser para ele o principio do processo de alfabetização e conhecimento buscando levá-lo a aquisição de compreensão sobre o processo de leitura e escrita de mundo.
A partir de estudos deste eixo foi possível verificar que a aprendizagem sofre interferências externas e internas, o individuo pode possuir meios e recursos para progredir na sua aprendizagem, mas muitas vezes isto não acontece, porque a relação afetiva que predomina sobre a parte psicológica da criança está sob traumas que a fazem retroceder, pelo tratamento que recebe dos adultos, para Freud somente existe aprendizagem quando os indivíduos estabelecem relações de afetividade entre si, realmente posso comprovar relatando caso dos meus alunos e de um aluno em especial, com comportamento agressivo, que hoje possui outro tipo de comportamento, a cumplicidade e o comprometimento junto com a afetividade fizeram com que este aluno adquirisse maior confiança em si mesmo percebendo que possuía condições de aprender tanto quanto os outros, mas é necessário o olhar atento do professor cada aluno é único e precisa de atenção para cada fase pela qual terá que passar. Ao trabalhar com a linha do tempo e depois contextualizá-la verifiquei o tanto que progredi, o tanto que vivenciei e o tanto que testemunhei nas mudanças da sociedade, na educação e na minha vida pessoal, estas percepções foram retiradas da minha memória temporal e espacial a contextualização precisou de uma pesquisa de campo junto a outras pessoas e com o uso da internet, fez perceber que a sociedade muda, mas a memória esta ai para auxiliar na conservação de algumas culturas e crenças. Mudanças foram bem vindas principalmente na divisão da sociedade nas suas fases principalmente dando o direito da criança de ser criança, a interferência da mídia em muitas famílias fez surgir à antecipação da adolescência, o que a escola vem tentando resgatar novamente, inserindo o resgate as brincadeiras infantis os brinquedos, uma vez que em casa elas já não brincam mais a televisão a vilã dos tempos modernos entra no lar como a futura babá, então existe uma enxurrada de informações que as crianças em idade tenra não são capazes de filtrar. Desta forma para auxiliar possuímos o ECA – estatuto da Criança e do Adolescente que vem promover a obrigações dos adultos para o provento com as crianças por parte das famílias e do Estado. Garantir as crianças seus direitos, e um deles a Educação. Pensando nisto ao ler a Escola da Ponte vi a li que se respeitava o ritmo e as habilidades de cada um, que a organização dos espaços está ali para tornar a escola polivalente e não estática e, o que é significativo a transição da criança na busca do processo de sua aprendizagem, onde ela irá reconstruir seus espaços e sua aprendizagem em que o acolhimento faz parte do processo de atenção e melhora da auto-estima, identificar as fases da alfabetização e etapas em que os alunos estão é respeitá-lo enquanto sujeito aprendente possuidor de sabres comunitários, onde o papel do professor deverá ser de fomentador e mediador buscando garantir a dimensão da formação pessoal e social dos alunos. Acredito que em minha sala de aula eu cumpra com este papel, pois é evidente o prazer dos alunos de estarem na escola.




Eixo III 2007/02


Este terceiro semestre acredita que foi o semestre mais prático e também teórico, num primeiro momento passou uma expectativa enorme de que não precisaríamos nos preocupar tanto com leituras, mas pelo contrário foi extremamente exigente, o que pude perceber que as disciplinas estavam ligadas umas as outras e que cada uma cumpria com uma função pedagógica e por fim, precisava nos reportar para o referencial teórico a fim de nos fazer entender cada etapa a ser trabalhada com nossos alunos.
A Literatura me fez amar mais ainda a hora do conto, pois permitiu ver o que poderíamos fazer, com que finalidade realizar o momento de leitura de maneira prazerosa e acolhedora, não para fins conteúdista, a escolha de clássicos para a realização da mesma, a fim de poder fazer o mundo imaginário da criança despertar, e, com isto a interação com o mundo letrado a partir de diferente contexto com a hora do conto, vem mostrar como é importante o ler para descobrir o mundo dentro das linhas na forma de palavras escritas e faladas.
O teatro tem um papel importante para que através de diferentes técnicas e métodos possamos levar os alunos pensar e refletir sobre o senso moral, além disto, contribui para a aprendizagem, pois proporciona à memorização e a expressão oral, a interação grupal e a inclusão, uma vez que todos precisam interagir entre grupos. É também uma oportunidade do educando externalizar suas inquietudes, raivas, dores, medos toda forma de sentimento na busca do equilíbrio na relação com o outro.
Nisto também se une a forma lúdica, o ato de brincar do faz de conta aproxima a imaginação do real. Fortuna nos diz que o ato de brincar é o grande transformar social, pois leva o sujeito a compartilhar, a saber, se posicionar a tornar-se sociável, a enfrentar desafios e a aumentar a auto-estima, além disto, brincando também se aprende percebo isto, no meu dia a dia com meus alunos do primeiro ano, a aprendizagem e o conhecimento, a autonomia no pensar e a criação de hipóteses e soluções são fomentadas nos desafios que lanço na forma de brincadeiras, de jogos, de pegadinhas e desafios que faço diariamente com eles, e que se divertem ao constatarem que são capazes de realizarem com êxito os desafios, o prazer e o saber podem possibilitar uma aprendizagem significativa para criança, à medida que ela percebe sujeito na interação e na construção do seu conhecimento.
A música é algo que pode estar aliada em todos os processos da sala de aula, possibilitar o aluno experimentar diferentes ritmos e gêneros musicais é construir sujeitos formadores de opiniões também, o ritmo, a sonoridade leva ao estimulo o corpo é musical, mas precisamos promover a cultura musical, com a boa música, pois o acesso a ela não é exclusividade popular, a música também possui sua história e um contexto cultural de acordo com a sociedade vigente.
Trabalhar com a releitura e possibilitar o encontro dos alunos com a história da arte é também que o mesmo possa produzir sentido, uma criação com base em um referencial teórico, gosto de trabalhar neste aspecto, pois verifico que a criança, o jovem possuem uma compreensão aguçada e uma interpretação própria e autentica daquilo que esta lendo é a transformação sobre o olhar visualizando o belo.
Seminário Integrador iniciou a compreensão do que é argumento e evidencias, para que pudéssemos enriquecer os trabalhos e nossos registros.
Verifiquei que fazer a releitura de minhas postagens ou até mesmo das anotações de meus apontamentos me permitiu ver um crescimento de minhas aprendizagens e uma qualificação de minha prática, pois existe um reflexo do antes e do depois de entrar no Pead sempre agregamos algo novo, um novo pensamento do que foi visto anteriormente, rever é refletir é repensar como foi feito e como faria novamente que embasamento teria para conseguir realizar todas as atividades como seriam formuladas as novas respostas, com segurança e conhecimento mais objetiva e especifica. Posso dizer que cada vez que retomamos algo sempre será sob novo olhar com outra criticidade a fim de buscar a qualidade.

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