domingo, 31 de outubro de 2010

Postagens dos EIXOS - IV, V, VI

REFLEXÕES SOBRE O QUARTO SEMESTRE

EIXO IV – 2008/01

Os estudos realizados nesse eixo deram-me a oportunidade de retomar meus estudos com mais objetivo e organização, onde montei um plano de estudo individual no qual serviu para que eu pudesse gerenciar minhas ações enquanto acadêmica e profissional da educação.

E revendo-o agora no final do curso, verifiquei que consegui cumprir a maioria das metas que nele tracei como objetivo de estudo, aprimorei meus conhecimentos e fiz da minha prática uma pedagogia desafiadora e mediadora onde ambos eu meus alunos pudéssemos aprender juntos, em ações reflexivas, sempre voltada para uma prática autônoma e crítica.
Além disto, foi primordial ter traçado um plano de estudo individual, pois nele estava previsto os registros significativos sobre a minha caminhada enquanto acadêmica do curso de Pedagogia.

Portanto, foi possível fazer um balanço e realmente perceber que somente se adquire conhecimento se tivermos vontade, dedicação e se fizermos uso de todos os recursos possíveis e disponíveis. Logo, não disperdicei nenhum momento do curso principalmente porque necessitava melhorar meu desempenho em relação a questão dos usos das tecnologias tanto como ferramenta de pesquisa para uso pessoal quanto ferramenta pedagógica para atuação em sala de aula.

Nesse Eixo destaco também o Projeto Nossa vila, Nossa casa ... a construção de nossa identidade desenvolvido como Pesquisa de campo em projeto escolar, que desenvolvi durante todo o semestre, trabalhando de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Linguagem, Arte, Música.
Trabalhar com o projeto permitiu perceber a necessidade de procurar conhecer as vivencias dos nossos alunos, seu meio, o entorno da escola, e através de situações reais de vivências tornar a aula algo mais prazeroso e significativo ao mesmo tempo. A importância desse projeto foi maior porque se tratava de uma turma de alfabetização levá-los a descobertas e mediações capazes de contemplar uma escola, que vai além dos muros. Assim destaco este trecho registrado meu blog:O projeto é um trabalho articulado em que as crianças usam de forma interativa as quatro atividades lingüísticas básicas falar, ouvir, escrever e ler-, a partir de muitos e variados gêneros textuais, nas várias áreas do conhecimento, tendo em vista uma situação didática que pode ser mais significativa para elas. (BRASIL. MEC, 2006, p.119)

“O estudo do meio é, então, um recurso pedagógico privilegiado, já que possibilita aos estudantes adquirirem, progressivamente, o olhar indagador sobre o mundo de que fazem parte” (PCN: Estudos Sociais, p. 91, 1997)

Todo o trabalho realizado ao longo do semestre foi bastante significativo pois, contribuiu para que minha prática tivesse maior qualidade junto a turma de alfabetização daquele ano

EIXO V – 2008/02

Dentre os vários estudos realizados no eixo V destaco a Aprendizagem na Vida Adulta, a aquisição de novos conhecimentos e habilidades transformadas em aprendizagem.

Essas aprendizagens podem tornar-se mais difícil devido a vários fatores externos e internos, desde o cansaço físico para quem trabalha o dia inteiro e depois enfrenta a sala de aula, até mesmo o lado psicológico e emocional desencadeado pelas obrigações e encargos decorrentes da vida adulta. Mas, também é possível que o adulto assimile maior um conteúdo do que o próprio jovem , uma vez que o adulto já vivenciou bem mais que o jovem, basta que o professor leve em consideração o próprio contexto social desse aluno, em contrapartida também é necessário adequar o vocabulário desempenhado em sala de aula, Segundo Maturana (2001,p.43) “O educador precisa se colocar no lugar do educando, tentando compreender suas dúvidas a fim de lhe dar as respostas de que está necessitando e que está preparado para ouvir.”

A disciplina de Psicologia contribuiu para que eu pudesse buscar maior compreensão acerca do desenvolvimento psicológico dos sujeitos em diferentes fases do seu desenvolvimento, estudar Erikson foi interessante pois esse nos mostra que a medida que o sijeito vai avançando nas fases de seu desenvolvimento, também sua personalidade é capaz de mudar, isso ocorre porque o homem é um ser social, logo as mudanças ocorrem por conta das suas relações sociais, que são formadas primeiro pela família, escola, amigos, com ele mesmo e sociedade e nessa caminhada a personalidade vai sendo moldada ou recebendo interferência do exterior.
Sendo assim, é possível ver diferentes personalidades dentro de uma mesma família.
Nesse semestre também posso ressaltar a importância de se saber bem mais sobre a gestão democrática na escola, o nome já diz a escola precisa ser democrática logo todos tem o direito de participar, buscar uma qualidade na educação, garantir a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Estudamos sobre o PPP, seu funcionamento, analisamos o que esta escrito no mesmo e comprovar na prática se acontecem de fato.

EIXO VI – 2009/01



No eixo VI destaco a disciplina de Questões étnicos sociais como forma de estudar a diversidade que forma a cultura e a identidades de um povo. Não tenho registrado no meu blog mas atividade referente a essa disicplina onde tínhamos que criar um mosaico de nossos alunos, oportunizou visualizar as diferentes etnias que formam um povo e descobrir as descendências de cada um, admiração e espanto em reconhecer-se afro-descendentes de minha parte pelos alunos, fez com que alguns se desvencilha-se do preconceito de não querer pertencer a etnia negra, embora o tom da sua pele seus traços demonstrassem o contrário. O trabalho desenvolvido em sala de aula também culminou com o tema da abolição da escravatura, onde muitas vezes na escola era passada em branco, trabalhei com a intertextualidade envolvendo duas histórias infantis Menina bonita do laço de fita e Pretinho, meu boneco preferido mostrando que cada qual possuem seu valor e sua beleza. Hoje os alunos que tinham a auto-estima baixa, já se aceitam como pertencentes a etnia negra, o que também eu me sinto afro-descendente. Muitas vezes é preciso bem mais que conteúdo é preciso o exemplo e a reflexão sobre nossa ideias e preconceitos, esses não fazem bem a ninguém e deixam doente a própria sociedade.

Nenhum comentário: