terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo VII /2009







EIXO VII/2009


Nesse eixo tivemos a oportunidade de verificar novas disciplinas que acrescentaram ao nosso currículo novo conhecimento ou talvez conhecimentos que puderam ser revistos sob um novo olhar reflexivo, levando-nos a repensar e a pensar sobre a nossa prática diária.

As disciplinas desenvolvidas durante o semestre abordaram aspectos voltados à alfabetização e ao letramento visto em Linguagem e Educação. Também, em outro momento, foi oportunizado verificar os objetivos e metodologia mais coerentes e que possibilitam o ensino-aprendizagem de maneira mais dinâmica em relação aos nossos alunos, que tipo de avaliação poderá avaliar o aluno como um todo, de maneira qualitativa e não meramente quantitativa, onde foi oportunizado no estudo da disciplina de Didática e Planejamento, um novo conceito a respeito de avaliação como uma aliada no processo de ensino.

Essas duas disciplinas foram relevantes quando pude compreender melhor que a alfabetização deve andar junta com o letramento, ou melhor, alfabetizar letrando. Quando fizemos um trabalho em sala de aula pensando nesse sentido determinamos uma prática voltada para a formação do senso crítico e reflexivo, além das práticas de leitura e escrita estarem voltadas para o exercício de uma função social, onde o aluno será capaz de compreender o mundo que o rodeia, e transformar o contexto onde está inserido. Porque é através da leitura de mundo que antecede as práticas de sala de aula, que o aluno poderá mostrar sua bagagem seu conhecimento, e assim a metodologia lançada pelo educador deve ir ao encontro do educando para produção de sentido, e logicamente promover a mediação entre os saberes produzidos dentro e fora da escola, pois todos os espaços freqüentados pelo aluno são formadores de conhecimento e servem para a produção e construção de saberes novos.
Na disciplina da EJA foi oportunizado o estudo mais aprofundado das Leis que normatizam esta modalidade de ensino, e que como tal deve garantir uma educação de qualidade para os educandos que frequentam-na, aqui também cabe destacar que se trabalhar com projetos é essencial para determinar o interesse do aluno da EJA, pois lhe é permitido discutir e apreciar uma educação problematizadora em torno dos seus conceitos e valores que fazem parte dos problemas de classe ainda hoje existentes, preconceito, desemprego, drogas, auto-estima entre outras. Pensar uma educação que possa torná-los pessoas mais autônomas e críticas.
Em libras descobrimos que a mesma é uma Língua que deve ser estudada e respeitada como é a nossa língua materna, e a educação de uma criança ou jovem deve ser realizada dentro do espaço onde o educando necessite para desenvolver suas habilidades, sendo reconhecidos como pessoas de NE ( necessidades especiais) então os profissionais da educação devem ser pessoas esclarecida e que dominem tais práticas de ensino-aprendizagem para assegurar realmente uma educação de qualidade para o portador de NE.

No seminário integrador retomamos os PAS e refletimos como foi construído o que era relevante e de que forma realmente se dá o processo de construção de um PA, nas buscas de certezas para sanar as dúvidas. E em seguida sistematizá-las através dos mapas conceituais.

Sem sombra de dúvida a caminhada no EAD curso de Pedagogia foi algo que cogitou muita pesquisa e estudo e acima de tudo responsabilidade e compromisso, gerenciamento de tempo para poder desenvolver todos os trabalhos e atividades que foram construídos ao longo dos semestres na busca de uma formação de qualidade, onde a mesma pudesse somar num todo e garantir uma aprendizagem significativa tanto para mim quanto para os meus alunos.




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